Brick Clérigos

Há muito que queria conhecer o restaurante Brick. Contudo, sempre que tentava já não havia mesa ou iria demorar até que algum cliente terminasse. Isto porque um dos pormenores peculiares do Brick é a mesa social em madeira maciça que ocupa a zona central da sala. A mesa é comunitária, ou seja, pressupõe-se que a partilhe com os restantes clientes. 
Apesar de não ser um conceito muito comum em Portugal, confesso que não me incomoda de todo. No entanto, acaba por condicionar quando tentarmos ir em grupo, uma vez que é difícil conciliar lugares quando, nem todos os que estão sentados, chegaram ao mesmo tempo. Contudo, podem sempre optar por uma mesa na esplanada, perfeitamente enquadrada com a Torre dos Clérigos.
De todas as formas, recomendo reserva prévia. 
O espaço não é muito, mas é acolhedor, descontraído e familiar. Podia muito bem ser a sala lá de casa, onde reunimos os amigos para uns petiscos e horas de conversa fiada.
A decoração é simples e original. Há formas de alumínio no tecto ou a servir de candeeiro, imensos livros pela mesa, onde também estão tabuleiros com fruta fresca e bem apetecível e canecas cheias de canetas coloridas para quem quiser dar aso à criatividade no toalhete.
No entanto, o que realmente fica na memória são sem dúvida os petiscos, comida simples, bem confeccionada, saborosa, num equilíbrio perfeito de sabores. 
A ementa pode ser um pouco alterada à última da hora, consoante os ingredientes disponíveis. Há tostas, wraps, saladas e tábuas de queijos e enchidos, que convidam mesmo à partilha. 
No final, se ainda houver um espacinho recomendo vivamente o cheesecake de manteiga de amendoim. De longe, o melhor que alguma vez provei!








Créditos das imagens | Facebook Brick Clérigos

Brick Clérigos 
Rua Campo Martires da Patria, 103

Comentários

Mensagens populares