NaturHouse # 14






Para este post optei por falar num assunto que nos bombardeia todos os dias, principalmente pela altura do ano em questão: as “famosas” DIETAS DETOX.;)





A importância de um Plano DETOX é essencialmente para DEsenTOXicar o organismo. Este deve ser feito após festas, férias e convívios frequentes, onde há abuso em comidas ricas em açúcares, gorduras, sal ou alcool, quando se inicia um plano alimentar para redução de peso ou 1x/ano, para “limpar” o organismo de toxinas e afins. O objectivo de um Plano DETOX é eliminar toxinas, reduzir volume abdominal, limpar o organismo e prepará-lo para a perda de peso.



É importante que uma Dieta Detox seja equilibrada e inclua todos  os grupos de alimentos: proteínas, vegetais, frutas e hidratos de carbono. As dietas baseadas unicamemte na ingestão de líquidos não são uma boa opção, acabando por originar perda de sais minerais, massa muscular, alterações de humor, etc.




Há hábitos essenciais para quem pretende limpar o      organismo, entre os quais destaco:

  • Aumentar o consumo de frutas e verduras, que  são alimentos depurativos, ricos em antioxidantes e vitaminas;
  • Consumir iogurtes e fibras, que ajudam a proteger a flora intestinal, evitando possíveis problemas de obstipação, o que ajuda na eliminação de toxinas;
  • Aumentar o consumo de água e líquidos (cerca 1,5-2L de água / sumo limão / sumos naturais / caldos depurativos);
  • Evitar alimentos de difícil digestão e/ou com alto teor de sal: carnes vermelhas, gorduras saturadas, enchidos, alimentos enlatados, alimentos processados e com alto teor de açúcar;
  • Realizar actividade física ligeira para depurar sem perder minerais excessivamente, através da sudação (Exemplo: andar 45 minutos por dia);
  • Evitar o consumo de álcool, uma fez que promove a retenção de líquidos e sobrecarrega o fígado.




A NaturHouse tem uma excelente “solução DETOX”, que além de ter o apoio de um profissional, é nutricionalmente equilibrada (com Plano Alimentar específico) e tem o auxilio de complementos-chave na depuração do organismo: Os complementos NaturHouse para ajudar neste processo de desentoxicação, são essencialmente compostos por:




  
- Alcachofra – Com acção lipolítica e protector hepático, ligeiramente diurética e auxilia a regular o trânsito intestinal:
- Camomila – Auxilia na digestão e favorece a eliminação de gases;
- Sabugeiro – Com acção diurética e depurativa;
- Funcho – Facilita a digestão, confere saciedade e diurético;
- Cavalinha – Extremamente diurético, ajudando na eliminação de toxinas;
- Dente-de-Leão – Acção depurativa e diurética.


Fico a aguardar opiniões, dicas e sugestões.)
Até breve.

Isabel Marques – Assessora Dietética do centro NaturHouse Canidelo (V.N.Gaia)

Comentários

Mensagens populares