NaturHouse | 2


Para as minhas próximas participações, achei interessante fazer um ABC de alguns alimentos-chave para uma dieta saudável, falando do seu valor nutricional e vantagens da sua utilização.
A escolha dos alimentos de cada letra prende-se com o meu gosto pessoal. J
Espero que achem interessante e fico a aguardar opiniões e sugestões. J
Isabel Marques – Assessora Dietética do centro NaturHouse Canidelo (V.N.Gaia)

 

(A)       ALFACE Rica em variadas vitaminas (K, A, C, B1 e B2) e minerais (crómio, potássio, magnésio, ferro e fósforo), assim como extremamente rica em fibras e água.
É um alimento com baixo nível calórico (11 Kcal por 100 gr), com baixo teor de gorduras e que confere grande saciedade, sendo por isso a melhor amiga de uma dieta de emagrecimento.

 

 

(B) BRÓCULO O bróculo é um alimento com baixo valor energético (30 Kcal por 100 gr de bróculo cozido), com baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. É rico em inúmeras vitaminas e minerais, tais como a vitamina B2, B3, B5, C, betacaroteno (precursor da vitamina A), ácido fólico, potássio, cálcio, magnésio e ferro, assim como rico em fibras e água.
Um outro benefício do bróculo, e não menos importante, é o facto de ser rico em sulforafanos, um fitonutriente com ação anti-cancerígena, ajudando por isso na prevenção do cancro (como o cancro do cólon e do estômago), assim como evita doenças cardiovasculares, úlceras gástricas e gastrites.

 
 

(C) CENOURA A cenoura é um legume rico em vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e o funcionamento do aparelho digestivo.
É um legume pouco calórico (19 Kcal por 100 gr de cenoura crua), devendo por isso ser utilizado com frequência num regime de alimentação saudável e colorida.
O sumo de cenoura tem ainda uma ação purificadora do fígado, ajudando por isso na eliminação de toxinas e na tonificação da função hepática
Aliada a todas estas propriedades, o betacaroteno da cenoura tem ação antioxidante que estimula a produção de melanina, aumentando a proteção natural da pele contra os raios solares, UVA e UVB, logo ajuda na luta contra o envelhecimento da pele.
 
 
(D) DOURADA A dourada é considerado um peixe magro, com cerca de 167 Kcal por 100 gr, com 20% de proteína, 9,8% de gordura total, e apenas 2,1% de gordura saturada (gordura menos desejável).
É um peixe rico em proteínas de alta qualidade e digestibilidade, rico em ómega 3 (ácido gordo polinsaturado) e fósforo, essencial no metabolismo do cálcio, sendo por isso importante para a manutenção da massa óssea. O ómega 3 tem inúmeros benefícios para a nossa saúde, tais como a redução dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame), redução da tensão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicerídeos e colesterol total no sangue.
 
 
(E) ESPINAFRE O espinafre é um legume de excelência, pois oferece simultaneamente baixo valor energético (22 Kcal por 100 gr espinafre cru) e elevado teor vitamínico e mineral. É uma excelente fonte de vitaminas A, B2, B6, E,C e K, além de ser rico em variadíssimos minerais (ferro, cálcio, potássio, zinco, fósforo, magnésio, cobre), ácido fólico e fibras.
Pelo seu elevado teor de luteína e zeaxantina, o consumo regular de espinafre pode ajudar a prevenir uma doença debilitante da vista chamada Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI).
O espinafre é ainda um alimento rico em flavonóides, que tem uma importante ação antioxidante e anti-cancerígena.
No entanto, relativamente ao Espinafre, convém saber que:
- Contém quantidades consideráveis de ácido oxálico, que compromete a absorção de cálcio e ferro ingeridos na dieta. No entanto, se consumir espinafre com alimentos ricos em vitamina C, é possível anular o efeito do ácido oxálico.
- Possui um teor em purinas, cujas ingestões excessivas podem aumentar os níveis plasmáticos de ácido úrico.

 

 

Comentários

Mensagens populares